Se o presidente Jair Bolsonaro migrar mesmo para o PP, como tem dito aos apoiadores, e Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) for junto, a primeira família chegará à embaixada política do Centrão com ao menos um desafeto mais-do-que declarado.
É o deputado Fausto Pinato (PP-SP), presidente da Frente Parlamentar Brasil-China, que tem por 03 mais ou menos o mesmo sentimento que o embaixador chinês no Brasil, Yann Yanming, tem pelo filho do PR.
Perdeu-se a conta de quantas declarações trumpistas foram repetidas acriticamente por 03 contra a China, e Pinato sempre escolhe alguma delas – como a questão da espionagem do 5G via companhia chinesa Huawei –, para mostrar sua distância de Eduardinho.
Pinato não fala isso, mas poderia, como Roberto Jefferson em relação a José Dirceu na CPI do Mensalão, usar a expressão “despertar de instintos primitivos”.
Lideranças do PP foram avisadas sobre o conflito aberto entre os dois parlamentares, e o próprio Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara, teria desligado por algumas horas seu trator na Casa para mediar a pugna.
Eduardo diz que está “acostumado” às desavenças entre filiados de um mesmo partido, referência clara a Joice Hasselmann, que oficializou na quinta (7) sua entrada no PSDB.