Revista Poder

Exposição “Eu, Ayrton Senna da Silva” explora vida e carreira do piloto que era paixão nacional

Ídolo de toda uma geração, especialmente daqueles que adoravam acompanhar as corridas de F-1 aos domingos só para escutar a musiquinha que indicava mais uma vitória, Ayrton Senna é o homenageado da exposição Eu, Ayrton Senna da Silva, que acontece este mês em São Paulo. A mostra conta detalhes da vida do ex-piloto – que morreu no dia 1º de maio de 1994, em acidente durante corrida no circuito de Ímola, na Itália -, como as primeiras vitórias no kart e os tempos de glória com o tricampeonato mundial na F-1.

Hologramas e trechos de sua história contados com a voz do próprio Senna, com a ajuda de inteligência artificial, prometem uma experiência especial aos visitantes. O ambiente será dividido em dez temas diferentes:

1. Esta é a minha história
A abertura da exposição apresenta vídeo com imagens de como o público conhece o piloto e, em seguida, o próprio Ayrton assume a condução da história.

2. Aqui Eu Sou o Beco: Memórias de Infância
Traz as memórias da infância de Senna por meio de fotos e áudios da família.

3. Paixão pela Velocidade e Outros Hobbies
A sala exibe a vida de Ayrton fora das pistas, mostrando um pouco de suas paixões, objetos pessoais, hobbies.

4. Sala do Kart: Oficina do Ayrton
Expõe a habilidade de Ayrton com a mecânica e seu histórico no kart. Seu hábito de desmontar o kart levou seu pai a construir uma oficina em sua casa.

5. Inglaterra: Momento da Escolha
A etapa é dividida em três ambientes. A fase em que o piloto foi para a Inglaterra e disputou a FF1600. Depois de um período, ele decidiu retornar ao Brasil para trabalhar com o pai e acabou voltando para a Inglaterra, onde conquistou títulos naFF2000 e F3, até chegar n F-1.

6. Por Dentro da Minha Mente
Uma das características de Ayrton era a concentração. Mas, por dentro da sua mente, uma série de conflitos e pensamentos influenciava a pilotagem. O visitante mergulha numa sala sonora onde pode escutar esses pensamentos.

7. Rei da Chuva
O espaço traz uma experiência cenográfica, que inclui uma projeção que dá a sensação de estar embaixo da chuva e remete à fama de Ayrton ser um dos melhores pilotos em pistas molhadas.

8. Vencer é Possível
A sala imersiva com projeção de alguns dos momentos mais emocionantes da Fórmula 1.

9. Senna me Inspira
Como desdobramento da sala anterior, serão exibidos vídeos e fotos de como as pessoas de diferentes partes do mundo se inspiram em Ayrton.

10. Muito pela Frente
Última fase da exposição, com obras de arte inspiradas em Senna, além de um holograma da construção de uma escultura do piloto feita por Paula Senna, sobrinha do campeão.

Serviço:
Exposição “Eu, Ayrton Senna da Silva”
Data: 8 de outubro a 15 de novembro
Terça à sexta: 12h às 20h
Sábado: 10h às 22h.
Domingos e Feriados: 12h às 20h
Ingresso: Gratuito – reservar o ticket no site https://bileto.sympla.com.br/event/69232
Local: Shopping VillaLobos – no estacionamento do shopping

Sair da versão mobile