Revista Poder

Luciano Bivar

“Dono” do PSL, ex-deputado federal e ex-presidente do Sport Club Recife conduz seu partido para fusão com o DEM; nome do novo partido deverá ser União Brasil

Luciano Bivar || Crédito: Divulgação Governo

Quando Jair Bolsonaro abandonou o PSL por não poder controlá-lo mesmo com enorme fatia de congressistas bolsonaristas, ficou claro que o presidente da sigla, Luciano Bivar, tinha força. Bivar não era um, vá lá, Rivailde Ovídio, um desses políticos nanicos que se perpetuam por fanfarronice. Rivailde, para quem tem curiosidade, deixou como herança um bordão: “Onde está você, Franco Montoro?”

Faz sentido tal força. Bivar, que presidiu por três vezes o popular Sport Club do Recife e teve um solitário mandato na Câmara Federal, controla o PSL há mais de duas décadas, tendo se candidato a presidente pelo partido em 2006.

Agora, Bivar conduz o PSL a uma fusão com o DEM, que um dia foi uma das grandes forças políticas brasileiras, em sua encarnação PFL, o Partido da Frente Liberal, que emprestou governabilidade a Fernando Henrique Cardoso por dois mandatos no Planalto.

Nesta quarta-feira (29), veio a público o nome do partido que resultará da fusão PSL+DEM. Ele se chamará União Brasil e terá o número 44. Tudo isso deve ser oficializado na quarta-feira que vem.

Sair da versão mobile