Apelidada de The One, uma das casas mais luxuosas de Los Angeles está passando por maus bocados. Promovido como o maior e mais caro imóvel urbano do mundo, foi anunciada ao mercado, no início do ano, por US $ 500 milhões. Mas sofreu atrasos e complicações no decorrer do período e agora enfrenta uma venda judicial para saldar dívida milionária.
Tudo começou quando Nile Niami, o construtor, pegou emprestado US $ 82,5 milhões da Hankey Capital em 2018 para terminar as obras na mansão. Em março deste ano, a financiadora notificou a inadimplência enviando a propriedade para uma venda de execução hipotecária. Niami teve 90 dias para pagar ou renegociar a dívida, que cresceu para mais de US $ 110 milhões, de acordo com documentos judiciais. Sem pagamento até julho, The One foi colocada em liquidação judicial.
Apesar do construtor garantir que a casa está quase pronta, ainda há uma lista complicada de pendências, do tipo: a empresa de gás não fornecerá serviço até que haja um certificado de ocupação emitido, a licença para construir uma cozinha industrial foi negada e o espaço permanece vazio, além da marcenaria inacabada e da falta de um projeto para o jardim, entre outros detalhes.
E tem mais. De acordo com um relatório, o seguro caducou no início de 2021, e há mais de US $ 2 milhões em impostos e faturas a fornecedores de concreto, ar-condicionado e andaimes não pagos.
Há quase uma década em construção, a casa fica no topo de uma colina em Bel Air, com vista para a bacia de Los Angeles. Tem 20 quartos, incluindo oito acomodações para os funcionários e uma ala de hóspedes com três quartos, 6 elevadores, biblioteca, sala de charutos e de doces. Também conta com quatro pistas de boliche, cinema com 50 lugares, campo de minigolfe, spa, academia, salão de beleza, bar de sucos, quadra de tênis e garagem para 50 carros. Ainda não está claro a que preço The One será negociada, nem quando chegará ao mercado. Algum interessado? Play para fazer um tour: