Revista Poder

Conheça o ikigai, o próximo verbete do mundo do trabalho

Crédito: Pixabay

Se você ainda não ouviu a expressão “ikigai” dita por seu chefe, pelo colega millennial ou pelo coach de estimação, acaba de saber, em primeira mão, por PODER Online o que ela significa – e assim pode seguir na conversa sem precisar fazer cara de paisagem.

O termo é japonês, o que significa que a) engloba um conceito; e b) como todos os outros termos-conceito japoneses, não tem tradução decente no Ocidente.

Traduzamos indecentemente, então: ikigai significa algo próximo de “plenitude” ou, da maneira com que vem sendo explicada no Brasil, “propósito”. A ideia (bastante contemporânea) é que sem “ikigai” não dá para tocar um trabalho, tarefa ou atividade em que seu executor se sinta pleno e realizado.

O conceito é importado de um local muito específico do Japão, o arquipélago de Okinawa, no sul do país, famoso pela longevidade de seus naturais. Há um conjunto significativo de pessoas com mais de 100 anos lá. Dieta, praias cênicas e a escala modesta de suas cidades são explicações plausíveis para o bom score de saúde local.

O livro Ikigai: os segredos dos japoneses para uma vida longa e feliz”, de Héctor García e Francesc Miralles (ed. Intrínseca), ajuda a entrar no tema. Os autores visitaram a região e, a partir do que viram e ouviram, produziram um “guia com informações claras e sucintas para entender e encontrar seu ikigai”, na definição da editora brasileira.

Sair da versão mobile