Num setor que quase foi a pique no Brasil em 2020, a aviação comercial, a informação de que a American Airlines irá fazer uma injeção de US$ 200 mi (mais de R$ 1 bi) na Gol é um belo lenitivo.
A própria empresa brasileira fez comunicação oficial disso nesta quarta (15). Com isso, a “AA” adquire mais 5,2% de participação na brasileira. Além disso, foi ampliado o acordo de codeshare entre as duas aéreas, que hoje permite o trânsito de passageiros entre 30 destinos no Brasil e 34 nos Estados Unidos.
O acordo ainda determina uma relação de exclusividade para esse codeshare pelos próximos três anos.
Diretor-presidente da Gol, Paulo Kakinoff disse, em nota: “Acreditamos que isso fortalecerá ainda mais a presença da Gol nos mercados internacionais, acelerará nosso crescimento de longo prazo e maximizará o valor para nossos acionistas. Também ratifica a confiança no crescimento da companhia conforme a economia se reabre e a demanda por viagens aumenta.”
A American Airlines igualmente fez comunicação oficial do acordo em seu site, destacando também a ampliação do programa de fidelidade das duas companhias. Em 2022, os programas darão a acesso a novos benefícios cruzados entre as companhias, como sala vip, embarque prioritário e limite aumentado de bagagem.