Revista Poder

Novo cônsul americano discute equidade racial na Zumbi

David Hodge e Jose Vicente || Crédito: Embaixada EUA Brasil/Divulgação

Um encontro na Universidade Zumbi dos Palmares nesta sexta (3) colocou em cena o novo cônsul dos Estados Unidos em São Paulo, David Hodge. O evento Diálogo sobre a Agenda Racial Brasil-Estados Unidos, promovido pela Zumbi e pelo Centro de Estudos e Pesquisa Segurança do Futuro, mostrou a disposição do diplomata em aprimorar as discussões sobre equidade de gênero no âmbito da sociedade e dos entes públicos brasileiros.

Hodge lembrou que iniciativas semelhantes já foram entabuladas entre o consulado americano e a própria universidade, e o reitor José Vicente, da Zumbi, saudou o norte-americano George Floyd, cuja morte, vítima de violência policial, foi o estopim das grandes manifestações de 2020 nos Estados Unidos.

“Vimos como os americanos e até mesmo os policiais denunciaram a morte e, mais ainda, como o presidente Joe Biden, além de nomear vários secretários negros, vem defendendo a equidade racial”, comentou Vicente.

Recém-chegada à administração municipal paulistana, Adriana Vasconcelos, coordenadora do programa São Paulo Farol Antirrascista, também presente, destacou que o “racismo atinge todas as pessoas e não apenas o negro”.

 

Sair da versão mobile