Revista Poder

Advogado Renato Ochman revela os segredos da negociação: “Entender como relacionamento, não só o aspecto comercial”

Renato Ochman || Crédito: Divulgação

Autor do recém-lançado Código da Negociação (ed. Quartier Latin), o advogado Renato Ochman foi o convidado de Joyce Pascowitch na live de PODER desta quarta-feira (1º).  Especialista em direito societário e mercado de capitais, fusões e aquisições de empresas, contencioso, arbitragem e negociações entre acionistas, Ochman revelou na entrevista quais as principais habilidades necessárias para se obter sucesso na mesa de negociação.

“A primeira coisa é ter polidez, ou seja, a sua aparência. Não basta ser honesto, tem que parecer honesto”, explicou. “É preciso senso de justiça, porque o mais difícil é se colocar no lugar do outro e sentir a dificuldade dele. Você  sempre tem que se transportar para a posição do outro.”

Em tempos de calls, reuniões virtuais e muita atividade pelo zoom, ele também comentou sobre o novo modelo de conduzir negócios pelo formato digital. “Presencialmente você tem a grande vantagem de estar próximo da pessoa, de poder sentir ela. Desde um aperto de mão, a linguagem corporal. Por outro lado, as reuniões presenciais não costumam ser muito objetivas, o que difere do virtual, que já são mais práticas.”

No papo Ochman também falou sobre como o lado psicológico interfere, explicou as diferenças entre as transações envolvendo companhias nacionais e estrangeiras, revelou o timing preciso para concluir acordos e, por fim, encarou um pingue-pongue divertido conduzido por Joyce Pascowitch.

Confira a entrevista na íntegra no player abaixo:

Sair da versão mobile