Revista Poder

Gustavo Penna traz seu escritório de arquitetura para São Paulo

Arquiteto mineiro premiado em Cingapura pelo “Monumento à Liberdade de Imprensa”, de Brasília, divide agora andar de prédio icônico de São Paulo com Gema Arquitetura e Greco Design

Gustavo Penna || Crédito: Pedro Nicoli/Divulgação

O arquiteto mineiro Gustavo Penna decidiu vir lock, stock and barrels para São Paulo. Trouxe seu escritório de arquitetura para, em parceria com os escritórios Gema Arquitetura e a Greco Design, dividir o sétimo andar de um edifício da Vila Buarque que leva a assinatura de três medalhões da arquitetura paulistana, Oscar Americano, Oswaldo Bratke e Guilherme Corazza. O edifício ABC, cujo acrônimo tributa os autores, na rua Major Sertório, é de 1949 um dos pioneiros da cidade a usar vidros na fachada.

Penna, de 71 anos, é filho do engenheiro Roberto Penna, que colaborou em obras icônicas de Osmar Niemeyer como o Grande Hotel Araxá, na cidade mineiro, e no Catetinho, em Brasília.

O arquiteto que se instala agora em São Paulo devotou grande parte de sua carreira à vida pública e mais recentemente, em 2014, foi premiado no World Architectural Festival, em Cingapura, com o Monumento à Liberdade de Imprensa (1996), instalado em Brasília. Em 2015, levou o Architizer A+Awards da categoria “transportes” com as estações Move do BRT de Belo Horizonte .

 

Sair da versão mobile