Revista Poder

Azul confirma presença no mercado de mobilidade vertical com parceria alemã

Aérea atualiza bases de negócio que pode colocar até 220 aeronaves elétricas de pequeno porte da empresa Lilium nos céus brasileiros em 2025

Créditos: Divulgação/Lilium

Depois da Embraer, é a vez da Azul anunciar um acordo para operar veículos elétricos de decolagem vertical (eVTOL), como vêm sendo chamados os helicópteros movidos a eletricidade que podem surgir nos céus das principais cidades do mundo dentro de poucos anos.

A companhia aérea atualizou, em comunicado ao mercado, sua parceria estratégica com a alemã Lilium, fabricante desses veículos, que podem comportar de 5 a 7 passageiros. A parceria, segundo o comunicado, tem potencial para operar 220 dessas pequenas aeronaves, em negócio que pode atingir valor de US$ 1 bi. A cooperação teria início em 2025.

“Assim como fizemos no mercado doméstico brasileiro nos últimos 13 anos, esperamos novamente, agora com os jatos da Lilium, criar um mercado totalmente inovador nos próximos anos”, disse no comunicado John Rodgerson, CEO da Azul.

No mundo, a Lilium já estrutura uma rede de “vertiportos”, com 14 desses aeroportos verticais na Flórida, e número a ser definido na Alemanha, entre outras iniciativas.

Por uma dessas ironias do capitalismo, a Azul surgiu no Brasil no final de 2008 operando jatos Embraer.

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