Revista Poder

Festival de Cinema de Veneza anuncia participantes de edição que acontece em setembro

Ben Affleck em O Último Duelo // Reprodução

O Festival de Cinema de Veneza, marcado para acontecer em setembro, anunciou uma programação repleta de pesos-pesados, como os cineastas  Jane Campion, Ana Lily Amirpour, Denis Villeneuve, Ridley Scott, Paolo Sorrentino e Edgar Wright, entre outros.

Mona Lisa e a Lua de Sangue, de Amirpour, estrelado Kate Hudson, conta a história de uma garota com poderes incomuns que foge de um manicômio, e traz o diretor iraniano-americano de volta a Veneza após sua história de amor canibal pós-apocalíptica The Bad Batch faturar o Prêmio Especial do Júri em 2016.

Campion estará competindo com The Power of the Dog, um drama sobre irmãos rivais ambientado em Montana nos anos 1920, estrelado por Benedict Cumberbatch, Kirsten Dunst e Jesse Plemons. É um dos dois filmes originais da Netflix no festival. O outro é o drama pessoal de Paolo Sorrentino, A Mão de Deus, que marca o retorno do vencedor do Oscar com um filme rodado em Nápoles, sua cidade natal.

O épico medieval de Ridley Scott, O Último Duelo, ambientado na França durante a Guerra dos Cem Anos, tem elenco encabeçado por Matt Damon, Adam Driver e Ben Affleck, e o aguardado reboot de Duna, de Villeneuve, com Timothée Chalamet e Zendaya, vão estrear mundialmente no festival.

Spencer, drama sobre a Princesa Diana, dirigido por Pablo Larrain, com Kristen Stewart no papel principal, também será lançado no Lido e estará na briga pelo Leão de Ouro.

Como de costume, a França terá uma forte presença no evento, com um trio de lançamentos: Un autre monde, de Stephane Brize, com Vincent Lindon no papel de um líder sindical; Ilusões perdidas, drama de Xavier Giannoli baseado em romance de Honoré de Balzac. No elenco, Benjamin Voisin, Xavier Dolan, Cecile de France, Gerard Depardieu e Jeanne Balibar; e L’Evenement, de Audrey Diwan, que gira em torno de uma jovem chamada Anne que em 1963 decide fazer um aborto, o que era contra a lei, para terminar seus estudos e escapar de sua condição de classe trabalhadora.

Já a Itália marca ponto com o maior número de produções dos últimos tempos, cinco de diferentes estilos: Il Buco, sobre um grupo de espeleólogos que, em 1961, descobriu a segunda caverna mais profunda do mundo, dirigido por Michelangelo Frammartino;  They Call Me Jeeg, de Gabrielle Mainetti, se passa em 1943 em Roma, onde quatro “malucos” que trabalham em um circo são deixados por conta própria quando a Cidade Eterna é bombardeada pelas Forças Aliadas.

Completando o contingente italiano, o thriller sombrio América Latina, dos gêmeos Damiano e Fabio D’Innocenzo, Qui Rido Io, de Mario Martone, drama sobre o ator e dramaturgo napolitano Edoardo Scarpetta, interpretado pelo ótimo Toni Servillo (A Grande Beleza) e Ariaferma, de Leonardo Di Costanzo. Confira todos os participantes:

Competição

Mães Paralelas, Pedro Almodóvar (Espanha)
Mona Lisa e a Lua Azul, Ana Lily Amirpour (EUA)
Un Autre Monde, Stephane Brizé (França)
The Power of the Dog, Jane Campion (Nova Zelândia)
America Latina, Damiano D’Innocenzo, Fabio D’Innocenzo (Itália, França)
L’Evenement, Audrey Diwan (França)
Official Competition, Gaston Depart, Mariano Cohn (Espanha, Argentina)
Il Buco, Michelangelo Frammartino (Itália)
Sundown, Michel Franco (México)
Lost Illusions, Xavier Giannoli (França)
The Lost Daughter, Maggie Gyllenhaal (Grécia, EUA, Inglaterra, Israel)
Spencer, Pablo Larrain (Alemanha, Inglaterra)
Freaks Out, Gabriele Mainetti (Itália, Bélgica)
Qui Rido Io, Mario Martone (Itália, Espanha)
On The Job: The Missing 8, Eric Matti (Filipinas)
Leave No Traces, Jan P. Matuszyski (Polônia, França)
Captain Volkonogov Escaped, Yuriy Borisov (Russia, Estonia, França)
The Card Counter, Paul Schrader (EUA, Inglaterra, China)
The Hand of God, Paolo Sorrentino (Itália)
Reflection, Valentin Vasyanovych (Ucrânia)
La Caja, Lorenzo Vigas (México e EUA)

Sair da versão mobile