Google Maps passa a indicar muvucas de trens e metrô em NY e Sydney

Crédito: Alexander Baxevanis

Funcionalidade vale para rotas específicas mas deve ser ampliada para outras cidades e companhias; serviço aparece após críticas por indicação de trilha perigosa na Escócia

O Google anunciou nesta quarta (21) uma nova funcionalidade para seu Google Maps. Ainda em fase de teste em Nova York e Sydney, o aplicativo irá indicar o carro do metrô ou de trem mais vazio para que o passageiro possa fazer uma viagem mais livre de aglomerações.

Os dados serão alimentados pelos serviços Long Island Rail Road, em Nova York, e Transport for New South Wales, em Sydney, e só valem para as rotas operadas por essas empresas.

Trata-se, claro, de uma muito pequena amostra que tende a crescer com o tempo. E que não irá aliviar muito para o passageiro que se desloca em horário comercial em cidades como São Paulo, onde fazer uma viagem nas linhas 2 do metrô ou 9 da CPTM nesses horários é atividade digna de faquir indiano.

A novidade vem a público logo depois de uma entidade conservacionista escocesa alertar para os riscos elevados de uma trilha indicada pelo Google Maps para um destino turístico popular daquele país.

A enteidade John Muir Trust afirmou que usuários do Maps em busca da montanha Ben Nevis, mais alta montanha britânica, são orientados pelo app a usar uma trilha “muito arriscada mesmo para escaladores experientes” e especula que essa indicação equivocada deve ter relação com a proximidade de um estacionamento do parque onde está o atrativo.