Apeado da Casa Civil, Ramos vai ao futebol e espera por “zeladoria”

Jair Bolsonaro e Luiz Eduardo Ramos || Créditos: Reprodução

Tentando demonstrar altivez, ministro que deve ser trocado por cardeal do Centrão vai com Bolsonaro a jogo do Flamengo antes de assumir função na secretaria-geral

Sempre tratado como um dos mais importantes aliados do presidente, o ministro Luiz Eduardo Ramos, ora na Casa Civil, é o mais recente homem jogado ao mar por Bolsonaro.

Ele deixará sua função para que o governo abra espaço, braços e pernas para a entrada x-rated do Centão no Planalto, com o senador Ciro Nogueira (PP-PI), presidente nacional da sigla, tornando-se seu substituto como ministro da Casa Civil.

Se for mesmo deslocado para a secretaria Geral da Presidência, como o noticiário de Brasília vem afirmando categoricamente, o general Ramos irá se dedicar a questão menores. A pasta tem status ministerial, mas é chamada informalmente de “zeladoria do Planalto”.

A troca pelo senador Nogueira é estratégica e pode dar sobrevida a Bolsonaro. Ex-comandante militar do Sudeste, o general não é dos mais queridos na Esplanada, com trânsito ruim entre parlamentares da base aliada.

A implicância vem desde quando Ramos era chefe da secretaria de Governo, responsável pela articulação do Planalto e pelas emenda$ parlamentare$. O dinheiro saía com dificuldade, e Ramos foi se desgastando.

O novo arranjo ministerial ficou bom para a deputada licenciada Flávia Arruda, que substituiu Ramos na SG. Afinal, tudo o que a secretaria precisa fazer depende do aval da Casa Civil – e Ramos nessa hora não facilitava.

Na zeladoria, não tem esse problema. O que pode acontecer é que, talvez, o general comece a controlar o leite condensado do presidente da República.

Ramos reagiu da seguinte maneira ao jornal O Estado de S.Paulo quando ficou sabendo do que lhe esperava no Planalto: “Eu não sabia, estou em choque. Fui atropelado por um trem, mas passo bem.”

Na noite desta quarta (21), Bolsonaro e Ramos foram ao estádio Mané Garrincha, em Brasília, em jogo do Flamengo com venda de ingressos pela Copa Libertadores. Em seguida, o general foi ao Twitter para tentar mostrar à audiência que tudo fluía às mil maravilhas.

“Voltar ao estádio e torcer para o Mengão é uma alegria indescritível! Estamos vencendo a Covid-19. Já são mais de 125 milhões de vacinas aplicadas no Brasil, TODAS compradas pelo Governo do PR @jairbolsonaro. Que honra estar nesse time! Falta só a vitória do Flamengo agora.”

Então, tá.