Revista Poder

Banheiros públicos de Tóquio são repaginados e ganham status de obras de arte

Banheiro colorido e futurista de Shigeru Ban

Bem a tempo para as Olimpíadas, banheiros públicos em pontos estratégicos de Tóquio foram repaginados. Apenas desconsidere o que vem à cabeça quando se pensa em um sanitário desse tipo. A limpeza e a hospitalidade japonesa elevaram esses locais nada convidativos à condição de obras de arte. Como parte do projeto ‘Toaletes de Tóquio’, 16 artistas, designers e arquitetos foram encarregados de redesenhar 17 banheiros públicos de Shibuya, bairro ‘hype’ da capital japonesa.

A parceria entre as autoridades locais e a Fundação Nippon resultou em instalações projetadas por arquitetos como Tadao Ando, ​​Masamichi Katayama, Shigeru Ban, Takenosuke Sakakura, Fumihiko Maki e Kengo Kuma. Os banheiros já eram parte dos esforços de embelezamento de Tóquio antes dos Jogos Olímpicos.

Kengo Kuma criou o banheiro de Nabeshima Shoto Park

Inaugurado em junho, o ‘toilet park’ em Nabeshima Shoto Park foi desenvolvido pelo arquiteto Kengo Kuma, que projetou o novo Estádio Nacional, o principal das Olimpíadas que começam nesta sexta-feira.  Composto por cinco cabanas ligadas por um caminho no jardim foram cobertas com ripas de cedro instaladas em ângulos aleatórios, cada uma tem um interior diferente focado em uma necessidade diferente – incluindo creche, higiene pessoal e acessibilidade para cadeiras de rodas.

Vencedor do prêmio Pritzker, Tadao Ando é mais conhecido por suas estruturas de concreto, mas se inspirou nos azumayas, aqueles pavilhões de verão tradicionais encontrados em jardins japoneses para seu banheiro no Parque Jingu-Dori. A estrutura cilíndrica tem uma saliência para proteger os visitantes – na verdade, Ando chamou seu banheiro de Amayadori, que em japonês significa “se abrigar da chuva”.

O banheiro do arquiteto Shigeru Ban no parque comunitário Haru-no-Ogawa e no Yoyogi Fukamachi Mini Park parece ser de vidro transparente, mas seu exterior colorido fica opaco quando a porta é trancada. “Há duas coisas com que nos preocupamos ao entrar em um banheiro público. A primeira é a limpeza e a segunda é se há alguém dentro”. Seu design permite que os visitantes visualizem isso à distância”.

Todas as instalações têm bidês e são acessíveis para cadeiras de roda, com vestiários esportivos e outras comodidades.

Sair da versão mobile