Revista Poder

Filho de empresário, de 18 anos, é convocado a ir para o espaço no foguete de Jeff Bezos

A cápsula suborbital reutilizável do bilionário faz seu primeiro voo tripulado na semana que vem, com quatro pessoas a bordo, entre elas Bezos e Daemen

Alguém pagou US $ 28 milhões para não ir ao espaço com Jeff Bezos na próxima semana. E quem se deu bem com isso foi um holandês de 18 anos. Oliver Daemen vai se tornar a pessoa mais jovem a romper a fronteira espacial. Explicando!

Bezos, que acabou de deixar o cargo de presidente-executivo da Amazon, anunciou no mês passado que seria um dos passageiros quando sua empresa de foguetes, a Blue Origin, realizasse sua primeira experiência espacial tripulada. O lançamento está marcado para terça-feira, 20, para coincidir com o 52º aniversário do pouso da Apollo 11 na lua.

Quando Bezos fez o anúncio de sua viagem, avisou que um dos assentos da New Shepard, cápsula suborbital reutilizável, seria leiloado e os lucros iriam para a Club of the Future, instituição de caridade do bilionário. Mais de 7.600 pessoas de 159 países participaram do leilão que foi concluído em 12 de junho. O lance vencedor foi de US $ 28 milhões e a Blue Origin disse que revelaria o licitante em breve.

A apenas cinco dias do voo, a Blue Origin ainda não revelou o nome do vencedor, mas disse em comunicado à imprensa que essa pessoa decidiu adiar sua viagem para um futuro lançamento da New Shepard “devido a conflitos de agendamento”. Em vez disso, Oliver, filho do presidente-executivo de uma firma de investimentos de private equity e um dos vice-campeões do leilão, ocupará o lugar.

“É um sonho que se tornou realidade!”, disse o garoto à imprensa. “Não contava com isso até a semana passada, quando fui surpreendido por um telefonema da Blue Origin. Isso é tão incrivelmente legal! O voo de ida e volta para o espaço leva apenas 10 minutos, mas já sei que esses serão os 10 minutos mais especiais da minha vida”.

A New Shepard, espaçonave da Blue Origin, foi projetada para breves voos de turismo espacial, semelhante à SpaceShipTwo de Richard Branson. Mas, diferente do projeto da Virgin Galactic, a New Shepard é um foguete tradicional, lançado verticalmente. A cápsula, que acomoda até seis pessoas, separa-se do corpo da aeronave. O propulsor e a cápsula atingem uma altitude acima de 62 milhas, considerada por muitos como a fronteira do espaço sideral. O pouso é feito com ajuda de um paraquedas.

Neste primeiro voo, estarão quatro pessoas a bordo: Jeff Bezos, seu irmão, Mark, Mary Wallace Funk, piloto que nos anos 1960 estava entre o grupo de mulheres astronautas da NASA e Oliver. O pai do moço, Joes Daemen, fundador da Somerset Capital Partners na Holanda, não revelou o valor do lance dado no leilão, mas garante que foi muito inferior ao lance vencedor de US $ 28 milhões.

Sair da versão mobile