Revista Poder

Arquitetura e arte integram novo empreendimento da Tishman Speyer nos Jardins

Residencial de alto padrão traz obras de Athos Bulcão, Vik Muniz, Laura Vinci, entre trabalhos de outros artistas

Athos Bulcão: painel de 17m X 3m complementa e valoriza o lobby residencial

Imagina poder andar pelo metrô de Nova York e se deparar com figuras em escala real do artista brasileiro Vik Muniz, cerca de 30 mosaicos com personagens anônimos que vão de um senhor com crianças e balões a um sujeito vestido de tigre de pelúcia? A possibilidade de ver uma obra desse porte, em meio à pandemia de Covid-19 parece distante não só geograficamente, mas pode, na verdade, estar bem perto da realidade. No projeto residencial Alameda Jardins, da incorporadora americana Tishman Speyer, o artista assina um painel de 20 metros de comprimento por 2,5 de altura, que será instalado na cobertura do edifício, ao lado de uma piscina aquecida de 25 metros com borda infinita e vista única para a capital paulista. E Vik Muniz não será o único: o espaço contará com fotografias de Cássio Vasconcellos no hall de elevadores de cada andar; duas esculturas cinéticas de caráter interativo criadas por Raul Mourão; e instalação de Laura Vinci com folhas fundidas em latão e banhadas a ouro que simulam o efeito de uma ventania. Para completar o time, haverá um painel de 17 metros assinado por Athos Bulcão (1918-2018), que integrou a equipe de construção de Brasília ao lado de Oscar Niemeyer – a curadoria das obras foi realizada por galerias de arte tradicionais do mercado, como Carbono e Nara Roesler.

Mas se o residencial Alameda Jardins consegue transformar as áreas comuns em espaços de contemplação, as peças de arte não são o único elemento que contribuem para isso: o paisagismo do empreendimento, da californiana Pamela Burton em parceria com Sergio Santana, será composto por 600 m2 de praças e alamedas. A arquiteta e paisagista, amplamente conhecida por sua abordagem interdisciplinar entre espaços públicos e privados, não poderia representar melhor a vocação do projeto, cujo acesso será através de uma alameda, trazendo exclusividade e sofisticação ao residencial. Ao redor, além do novo shopping, CJ Shops, com grifes internacionais, são muitas as alternativas de restaurantes de chefs renomados e galerias de arte. E toda essa oferta pode ser desfrutada de bike, já que o empreendimento é o primeiro da cidade a realizar uma parceria com a marca de bicicletas elétricas Lev, que irá disponibilizar oito delas personalizadas para uso colaborativo dos residentes. “Há um desejo das pessoas de viver em imóveis com espaços privativos de qualidade e áreas que proporcionem bem-estar, integração com o entorno e a cidade. Essas características valorizam o empreendimento e criam um diferencial importante no momento da escolha sobre onde morar”, afirma Daniel Cherman, presidente da Tishman Speyer.

Do primeiro ao 21º andar, os apartamentos de 91 m2 e 178 m2 têm, respectivamente, duas e três suítes. Já do 22º ao 27º andar, as unidades contam com quatro suítes distribuídas em uma área de 266 m2 . Nas áreas comuns, o arquiteto Carlos Rossi, que trabalha há mais de 25 anos com design de interiores, também buscou ressaltar o caráter único dos detalhes do empreendimento com materiais que trazem a sensação de conforto, como madeira e pedra de alta durabilidade. No Alameda Jardins, tudo é diferenciado, das louças e metais da marca americana Kohler ao chuveiro Moxie que será entregue nos banheiros da suíte master, com caixa de som embutido. São pequenos detalhes que fazem a diferença – e tudo isso, ainda, com certificação Green Building de Construção e Projeto Sustentável.

Show Room: Rua Chabat, 126. Jardins. São Paulo-SP

“Memorial de incorporação do empreendimento registrado em 24/08/2018, sob o R.2, na matrícula nº 101.314, do 13º Cart. de Registro de Imóveis de São Paulo. Todas as imagens e perspectivas contidas neste material são meramente ilustrativas, podendo sofrer alterações, inclusive quanto à forma, cor, textura e tamanho. As vistas são referências e fotomontagens. As unidades e áreas comuns serão entregues conforme as especificações constantes do memorial de incorporação, que prevalecerá em caso de conflito com qualquer outro material ou informação relativa ao empreendimento. Endereço do empreendimento: Av. Rebouças, 1.145 – Jardins – São Paulo. Os móveis, equipamentos e utensílios utilizados nas perspectivas ilustradas são mera sugestão de decoração e não fazem parte do contrato de compra e venda. Essas áreas serão entregues conforme memorial descritivo de acabamentos e plantas anexas ao contrato. O apartamento poderá sofrer pequenos ajustes decorrentes do desenvolvimento dos projetos executivos de arquitetura, estrutura e instalações. Medidas dos ambientes são de face a face das paredes ao revestimento.”

Sair da versão mobile