Revista Poder

David Byrne e seu espetáculo ‘American Utopia’ já têm data para voltar à Broadway

O espetáculo ‘American Utopia’, um dos mais incensados da Broadway na Nova York pré-pandemia, já tem data para voltar à cena. Com a Covid sob controle e boa parte da população vacinada, a vida começa a se normalizar nos EUA e o verão promete ser quente. E o retorno da turnê comandada pelo genial David Byrne está na ordem dia, com temporada começando em 17 de setembro, no St. James Theatre.

A elogiadíssima apresentação do ex-Talking Head, que sobe no palco acompanhado de 11 músicos, é o que se pode chamar de sucesso de crítica e público. No ano passado, quando tudo parou, Spike Lee, grande fã do show, aproveitou para lançar a versão cinematográfica de ‘American Utopia’, exibida pela HBO. O filme, que mostra a performance de Byrne e sua trupe no palco do Hudson Theatre, onde aconteceu a primeira temporada na Broadway, fez com que mais pessoas sonhassem com o dia em que poderiam ver tudo aquilo ao vivo.

Aos 68 anos, o cantor e compositor líder do extinto Talking Heads, grupo de rock conceito da década de 1980, segue questionador, divertido, irônico e muito criativo. Com seus cabelos grisalhos, terno cinza e descalço, ele surpreende à frente da banda formada por homens e mulheres de diferentes partes do planeta, todos vestidos como o ‘mestre’ e com seus respectivos instrumentos acoplados ao corpo. Isso permite que todos façam performances, coreografias e até dancinhas estranhas enquanto tocam. No repertório, clássicos dos Heads, como ‘Once in a Lifetime’, ‘Road to Nowhere’ e ‘This Must Be the Place’, e até um cover de Janelle Monáe, a potente “Hell You Talmabout”.

“’American Utopia’ é sobre uma pessoa que começa meio que vivendo dentro da própria cabeça. E então encontra uma conexão com uma pequena comunidade, que seria a banda, e, no final, está se conectando com o mundo mais amplo, se envolvendo com questões maiores”, explicou Byrne em entrevista ao NYT no ano passado.

Quem pretende ir para Nova York nos próximos meses já pode garantir ingresso no site da turnê.

Sair da versão mobile