Revista Poder

Vacina da AstraZeneca enfrenta resistência na Europa

Imunizante desenvolvido na Inglaterra tem cerca de 13 mi das 54 mi de doses distribuídas nos países do Velho Continente não administradas; países dos Balcãs vacinam menos

Créditos: Marco Verch

Vacina desenvolvida em conjunto com a Oxford University, o imunizante britânico da companhia AstraZeneca vem sofrendo resistências no continente europeu. Segundo reportagem do venerável semanário The Economist, 1/4 das 54 milhões de doses enviadas a diversos países do continente não foram administradas.

Em comparação, 95% das doses da Pfizer chegaram à população dos vários países europeus.

Estudos publicados na Alemanha e na Noruega investigaram acidentes vasculares possivelmente provocados pela administração da vacina, o que ensejou em abril manifestação das agências europeia e britânica de saúde, que mantiveram a aprovação desses imunizantes.

Alguns países europeus são particularmente resistentes ao imunizante da AstraZeneca, especialmente nos Balcãs. Nos Estados Unidos, a AstraZeneca não integra a campanha nacional de imunização contra a Covid-19.

Abaixo, tabela do site Statista que mostra a situação da vacinação na Europa (por 10o habitantes). Números acima de 100 representam aplicação de mais de uma dose

Sair da versão mobile