Revista Poder

Ana Fontes lança programa para capacitar 50 mil mulheres

Ana Fontes || Crédito: Divulgação

Cinquenta mil mulheres em situação de vulnerabilidade social de todo o país vão passar por um programa gratuito de desenvolvimento pessoal e capacitação técnica. Parte delas ainda receberão auxílio financeiro e de alimentação.

Trata-se do programa “Ela Segura”, parceria da Rede Mulher Empreendedora, espécie de Sebrae “only for women” fundada por Ana Fonres, e da Fundación MAPFRE, instituição sem fins lucrativos que atua na promoção do bem-estar social.

Para outras 2 500 mulheres serão oferecidos treinamento e mentorias online, mais auxílio alimentação no valor mensal de R$ 110,00 durante seis meses.

O programa ainda pretende fornecer acompanhamento técnico e um pequeno impulso financeiro para 160 negócios selecionados tocados por empreendedoras.

Nascida no sertão de Alagoas, filha de pais semianalfabetos, Ana Fontes encarna a tal brasileira que “não desiste nunca”. A figura é menos mítica do que parece, e ela, que chegou a trabalhar como faxineira se tornou executiva do segmento automotivo. Em entrevista a Joyce Pascowitch para a revista PODER, ela condensou em algumas poucas palavras um conselho para quem quiser empreender.

“Primeiro, invista tempo no tipo de negócio que quer abrir. Tem que ter propósito, ser uma coisa que você saiba, goste de fazer e que tenha mercado. Os melhores negócios estão onde não tem outros acontecendo, ou onde tem problemas. Onde várias pessoas têm o mesmo problema existe uma oportunidade. A segunda dica é procurar ajuda de alguém que tenha experiência. A terceira, faça parte de redes. Empreender é solitário e estar em grupos ajuda. Por último, autoconhecimento – saber seus pontos fortes e suas fraquezas é o que faz a gente se movimentar – e autocuidado. Reserve um tempo do dia para cuidar da saúde física e emocional.”

Leia a entrevista completa aqui.

Sair da versão mobile