Revista Poder

Para incentivar comércio, deputado quer acabar com feriados

Não para sempre, só por cinco anos. Ideia de Moses Rodrigues, do MDB, mas digna do partido Novo, parece formar rara unanimidade contrária na Câmara Federal

Crédito: Fernando Frazão/Agência Brasil

A ideia do deputado Moses Rodrigues (MDB-CE) é tão extravagante que a gente fica pensando o que ele está esperando para trocar o MDB pelo Novo: ele quer cancelar todos os feriados do Brasil, exceto Natal e Ano Novo, durante cinco anos, para, segundo ele, “minimizar os efeitos da pandemia para o comerciante”.

Na proposta rodariam Tiradentes, Dia do Trabalho, Independência, Finados e o Dia da Proclamação da República.

Embora seja consenso na Câmara que o setor de serviços do país precisa de um gás, a ideia consegue o estranho feito de só encontrar desafetos. “Achei a ideia absurda”, disse a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) a PODER Online.

“Acho que isso não passa nem no Salão Verde, quanto mais no plenário”, brincou a deputada Fernanda Melchionna (Psol-RS).

Projetos polêmicos não são novidade na legislação brasileira. Em 2019, aprovou-se o Estatuto da Pessoa com Obesidade na Câmara dos Deputados, que permite que o Estado interfira na vida de pessoas com sobrepeso, inclusive obrigando alguns a fazer terapia. Na Câmara Municipal de São Paulo já foi proposto um Dia do Orgulho Heterossexual.

 

 

Sair da versão mobile