Quem é de fora raramente se lembra, mas no feriado de Tiradentes, 21 de abril, também se celebra o aniversário de Brasília.
Além da maratona de Brasília, que nos tempos de a.C. (antes do Coronavírus) marcava a data no Plano Piloto, sempre há uma solenidade no Congresso organizada a pedido dos parlamentares da terrinha. Neste ano, a sessão ocorreu no Senado após requerimento dos senadores Izalci Lucas (PSDB) e Leila Barros (PSB).
A surpresa da edição 2021 é que a parte mais sentimental do encontro, normalmente conduzida pela neta do ex-presidente Juscelino Kubitschek, Anna Christina, casada com o ex-governador Paulo Octávio, teve outro “mc”
Foi o filho deles, André Kubitschek Pereira, bisneto do fundador da capital.
Em seu discurso, o empresário disse que “ao criar Brasília, JK movimentou a economia nacional, gerando empregos e renda, com impressionantes taxas de crescimento”.
E seguiu: “Criou eixos de desenvolvimento a partir de Brasília, abrindo estradas, impulsionando a industrialização, atraindo empresas e negócios. Brasília foi a posse efetiva de um país com dimensão continental”, pontuou.
Quem estava na sessão saiu de lá com a impressão de que o discurso sugere o encaminhamento de um sonho da família Kubitschek: um novo representante no parlamento. A conversa existe desde 2018, quando André quase concorreu como deputado federal pelo PSDB. Será que agora vai?