Revista Poder

Walmart dá adeus ao Brasil com venda do Big para Carrefour

Em comunicado ao mercado, Carrefour anuncia transação por R$ 7,5 bi, ainda que patrimônio imobiliário valha R$ 7 bi; franceses celebram fortalecimento no Sul e no Nordeste

Crédito: Divulgação

Em “fato relevante” distribuído ao mercado brasileiro nesta manhã, o grupo francês Carrefour deu mais um passo importante para a consolidação de seu negócio no Brasil.

O grupo varejista acaba de anunciar a compra da rede de supermercados Big, que pertencia ao Walmart — grupo varejista norte-americano que, no Brasil, era controlado pelo fundo Advent. A transação ainda precisa ser aprovada pelo Cade.

Segundo o documento, a ação reforça a presença do Carrefour em regiões de pouca penetração, como Sul e Nordeste, e em formatos “nos quais tem presença mais limitada”, como o “soft discount”.

O Carrefour relatou aos acionistas no paper que o ativo imobiliário adquirido é da ordem de R$ 7 bilhões. Curiosamente, a transação se deu por praticamente esse valor: R$ 7,5 bi, dos quais 30% disso será pago em participação acionária.

As bandeiras Maxxi, Big e BigBompreço deverão ser convertidas para a marca Atacadão ou mesmo Sam’s Club, que tem perfil mais elitizado.

O CEO do Carrefour no Brasil, Noel Prioux, sublinhou no documento que a transação representa a “adição de um modelo muito promissor” ainda não operado pelo grupo no Brasil, que é o do clube de compras Sam’s Club.

A transação marca o fim melancólico das operações do maior grupo varejista offline do mundo, o Walmart, no Brasil. No frigir dos ovos, o fundo Advent deterá 5,6% das ações do Carrefour Brasil e o Península, da família Diniz, 7,2%.

 

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