Revista Poder

Melchionna usa precedente de Bolsonaro para barrar Kicis

Fernanda Melchionna || Crédito: Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados

Enquanto o círculo íntimo do “PR” e o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), lutam para fazer da deputada Bia Kicis (PSL-DF) presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a mais importante da Casa, um precedente usado pelo próprio Jair Bolsonaro em seus tempos de parlamentar colocam em risco o planejamento estratégico.

É que, em 2014, Jair Bolsonaro, que pertencia ao PP, apelou à chamada Questão de Ordem 388. Era uma tentativa desesperada de se tentar colocar como presidente da CCJ de forma independente — já que seu partido à época não o endossava.

Vai vendo.

O texto da QO foi aprovado na gestão de Henrique Eduardo Alves (MDB-RN) à frente da Câmara e reza que  “não existe nenhuma limitação, nenhuma objeção que impeça candidatura avulsa nas Comissões, como acontece nas eleições da Mesa”.

Quem está prontíssima para usar o argumento é a deputada Fernanda Melchionna (Psol-RS), que tenta de todas as formas embarreirar a candidatura de Kicis. Ela tentou apelar ao bom senso e à Justiça Federal (pedido negado horas depois de solicitado) .

Agora vai para o tudo ou nada.

Melchionna argumenta que Bia Kicis defende temas que ferem o estado democrático de direito e o pluralismo político, além de direitos e liberdades fundamentais.

A julgar pelas múltiplas manifestações pregressas de Kicis parece haver consistência nisso, mas há quem diga que as atitudes de Melchionna se assemelham às de quem ela quer prejudicar.

Sair da versão mobile