Revista Poder

Alcolumbre pressiona, e governo prevê MP que divide com estados custo do apagão do Amapá

Davi Alcolumbre se reúne com Jair Bolsonaro para discutir soluções para o apagão do Amapá || Créditos: Reprodução Instagram

Por Bernardo Bittar, de Brasília

Partiu do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, a ideia de fornecer energia elétrica gratuita para os afetados pelo apagão no Amapá, que já dura 18 dias.

O senador quer que a Conta de Desenvolvimento Elétrico (CDE), fundo destinado a políticas públicas do setor elétrico, seja o responsável pelas tarifas de luz do Amapá, que devem custar R$ 69 milhões, ao menos neste período de apagão.

Se sobrar para os demais estados, consumidores brasileiros vão pagar acréscimos na conta de luz.

A procuradora-geral de Justiça do Amapá, Ivana Cei, falou com PODER Online sobre a situação do estado e disse ser razoável o rateio entre as demais estados.

“Estamos vivendo uma situação completamente nova, nunca houve nada assim. Se o presidente enviar ao Congresso uma MP pedindo essa divisão, será algo positivo para o estado”, disse.

A expectativa no Amapá é grande, especialmente quando se sabe que foi Alcolumbre, ligando pessoalmente para o celular do presidente Jair Bolsonaro, quem descolou o projeto.

Como se sabe, o irmão de Alcolumbre, Josiel, concorre pelo DEM à prefeitura de Macapá.

Eleições: check.

Sair da versão mobile