Revista Poder

Morre Simon Alouan, que fez da Ponto Frio uma das grandes varejistas do Brasil

Loja Pontofrio no Rio de Janeiro || Créditos: Divulgação Via Varejo

Por Anderson Antunes

Morreu nesta quarta (11), de causa não revelada, o empresário Simon Alouan, que foi um dos principais acionistas da Ponto Frio.

Braço direito do fundador, Alfredo Monteverde, Alouan ajudou a transformar a Ponto Frio numa das maiores varejistas do país. Ele também atuou ativamente na venda, em 2009, para o Grupo Pão de Açúcar (hoje GPA).

Nessa época, Alouan encorpava um histórico de desentendimentos com Lily Safra, viúva de Monteverde e então a maior acionista do Ponto Frio. Àquela altura os dois já não se falavam havia mais de 20 anos e nem sequer disfarçavam a antipatia que nutriam um pelo outro.

O motivo por trás da desavença nada tinha nada a ver com os negócios. Lily o culpava pela morte de Cláudio, seu filho adolescente com o milionário argentino Mario Cohen, em um acidente de carro que rendeu manchetes em 1989.

Alouan teria discutido com Cláudio momentos antes de o rapaz tomar a estrada, razão pela qual a bilionária nunca o perdoou.

Alouan tentou comprar algumas vezes o quinhão de Lily no Ponto Frio, chegando a oferecer US$ 150 milhões pelo ativo, mas ela sequer lhe respondia.

O empresário deixa a esposa Stella e os filhos Maurício, Daniel e Gisela.

Sair da versão mobile